A prática da quiropraxia em crianças, especialmente durante o período de crescimento, é um assunto que gera controvérsias. No entanto, algumas abordagens podem ser utilizadas para oferecer tratamento que auxilie no desenvolvimento motor ou no alívio de dores específicas.
A infância e a adolescência são períodos de crescimento e desenvolvimento constante do corpo. A prática da quiropraxia, que consiste em ajustes na coluna e nas articulações, é voltada principalmente para o tratamento de adultos. No entanto, quiropráticos especializados em pediatria utilizam técnicas sutis que complementam outros tipos de cuidados de saúde, como fisioterapia, medicina, entre outros.
As principais preocupações envolvem o impacto de dois ajustes quiropráticos de alta velocidade e a sua segurança e benefícios. Atualmente, os ajustes de alta velocidade não são recomendados para crianças menores de 12 anos de idade, no entanto, existem outras técnicas quiropráticas que podem beneficiar crianças destas idades.
Fonte: Chiropractic spinal manipulation of children under 12 © State of Victoria, Australia,
Safer Care Victoria, October 2019 ISBN 978-1-76069-066-3 (pdf/online/MS word)
Se a criança está enfrentando problemas musculoesqueléticos, é aconselhável utilizar abordagens suaves na quiropraxia, evitando ajustes de alta velocidade e considerando complementar o tratamento, caso a caso, com fisioterapia ou cuidados médicos convencionais.
Não há limites de idade para receber tratamento quiroprático. Existem diversas técnicas disponíveis para ajustar a coluna, algumas das quais são suaves e não exigem força manual. Independentemente da idade, um quiroprático é treinado para selecionar as técnicas mais apropriadas com base na idade, condição física, exames e histórico do paciente.
O ajuste quiroprático é um procedimento altamente controlado que geralmente não causa desconforto, pois envolve um toque suave e mínima pressão. Na verdade, muitos pacientes sentem alívio imediatamente após o
tratamento.
Os “estalos” são o resultado da libertação de gases das articulações durante a sua manipulação. Este processo não tem impacto nos ossos, mas sim nos tecidos da própria articulação. Estes métodos são comuns em tratamentos para jovens e adultos.
O Método Ativador é uma técnica suave de ajuste quiroprático realizada com um dispositivo portátil. É amplamente pesquisada e utilizada em crianças e idosos para restaurar o movimento articular.
Antes de pensar em optar pela quiropraxia para uma criança, é essencial realizar avaliações com um médico pediatra ou especialista em saúde infantil. Nossas terapias de quiropraxia ou osteopata são complementares ao tratamento da medicina convencional.
A quiropraxia pode ser considerada uma escolha viável para o tratamento de crianças, desde que seja realizada por um quiroprática com formação adequada, Bacharel em Quiropraxia (https://quiropraxia.org.br/encontre-um-quiropraxista) e experiência em cuidados pediátricos (ICPA-Internacional Chiropractic Pediatric Association) . Ao avaliar minuciosamente os riscos e buscar opções alternativas apropriadas, é possível garantir um desenvolvimento saudável e seguro.
Selecione um meio de compartilhamento